segunda-feira, 21 de abril de 2014

TEXTO INFORMATIVO

SURDOCEGUEIRA   E    DMU


               Hoje se falar de inclusão se tornou algo comum, por isso a importância de  informações sobre  deficiências e suas diferenças.
               Surdocegueira é uma deficiência única que apresenta a perda da audição e visão de tal forma, que a comunicação das duas impossibilita  o uso dos sentidos que auxiliam a distância. (visão e audição) cria necessidades especiais de comunicação, causando em alguns indivíduos extrema dificuldade em acessar informações e compreender o mundo, pois resulta em isolamento.
               Deficiência Múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações.


           Importante: Segundo a Associação Brasileira de Pais e Amigos dos Surdocegos e dos Múltiplos deficientes Sensoriais (Abrapacem), o modo como cada deficiência afetará o aprendizado de tarefas simples e o desenvolvimento da comunicação  do individuo vária de acordo com o grau de comprometimento propiciado pelas deficiências associadas  aos estímulos que essa pessoa vai receber ao longo da vida.
                 
                    
CLASSIFICAÇÃO DA SURDOCEGUEIRA

*Surdocego Total
*Surdez profunda associada com baixa visão
*Surdez severa associada com baixa visão
*Surdez moderada associada a cegueira
*Pessoa com vários comprometimentos parciais


CLASSIFICAÇÃO   DE DMU

* Surdez com deficiência intelectual, leve ou severa
*Surdez com distúrbios neurológicos de conduta emocional
*Surdez com deficiência física, leve ou severa
*Baixa visão com deficiência física, leve ou severa
*Cegueira com deficiência física, leve ou severa
*Cegueira com distúrbios emocionais, neurológicos, conduta e linguagem
              

NECESSIDADES BÁSICAS DA PESSOA COM DMU

            Pode ser agrupado em três blocos, segundo Nunes(2002)
                                  *Necessidades físicas e médicas
                                  *Necessidades emocionais
                                  *Necessidades educativas
                         As estratégias para a aquisição da comunicação, se faz importante para essas pessoas, tanto uma comunicação com uma interação social, com o meio, e com seus pares no dia a dia.
                                       
COMO OCORRE  A COMUNICAÇÃO

 Sua comunicação inicial é pelo movimento corporal e vocalização, precisam aprender por rotinas organizadas
                        A caixa de antecipação será sua primeira estratégia de comunicação
                                  
                                      COMUNICAÇÃO DO SURDOCEGO

 Sua comunicação pode ser alfabética ou não alfabética
 As estratégias para a comunicação alfabética pode ser com uso do alfabeto tátil, alfabeto manual para surdocego, escrita na palma das mãos, Braille tátil, tabelas alfabéticas, sistema mallosi, sistema de dedo com lápis e alfabeto moon.


As estratégias para a comunicação não alfabética pode ser, com língua de sinais tátil, método   tadoma, língua de sinais em corpo reduzido.


                                  Fonte:  www.deficientesemacao.com/deficiência
                                  ENELL.surdocegueira.PPT
                                   Aspectos importantes p/ saber sobre surdocegueira e DMU, Maia Rodrigues Shirley, São Paulo (2011).
                                   DMUS,Ikonomidis Maria Vula.      








                     
    
                           

2 comentários:

  1. Oi Lu,
    Parabéns pelo seu texto. você mostrou com muita clareza a diferença entre surdocegueira e DMU. È interessante também identificarmos as necessidades básicas dos alunos com DMU, só assim temos mais segurança para a elaboração de estratégias que possam contribuir para a autonomia desses alunos.

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  2. Olá Lucila,
    É interessante lembrarmos que mesmo diferenciando a surdocegueira da deficiência múltipla, as atividades e os recursos para esses estudantes, são semelhantes ou até as mesmas.
    Bjos,
    Reginalva

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