domingo, 8 de junho de 2014

                                           
                                             Recursos de Baixa Tecnologia
                                           ( Apoio para alunos com TEA)

                       
                                        LIVRO MÁGICO

     A ideia do "Livro Mágico", é trabalhar com aluno autista dando a ele possibilidades de passear por todas as disciplinas.O livro foi confeccionado, por dois professores da região Norte que tem um filho autista. (Conheço esse livro já algum tempo e fiz um comentário no blog.)

      Público alvo: aluno com autismo, idade a partir de 4 anos, poderá ser feito na sala de AEE, na sala comum e em casa, com a orientação da professora.

     O livro é simples de ser confeccionado, pois os materiais necessários são: EVA, feltro, velcro, cola e figuras de personagens, animais, números e etc. Dependendo da matéria a ser trabalhada.

      O que me fez escolher essa tecnologia foi as possibilidades que ela traz de atrair o aluno, dando a ele uma gama de opções de escolhas. (Claro que isso dependerá do grau de autismo da criança trabalhada.), Porém o professor poderá trabalhar com o que o aluno gosta primeiro e ir estimulando a busca por outras áreas.                   

                                 Estratégia de trabalho   
                                                  
                                            
          O professor confecciona o livro, separa as figuras em pequenos pacotes plásticos, dá ao aluno o material com seu nome para que possa nomear o seu livro, é preciso valorizar, dizendo que o livro é dele e que ele vai aprender fazendo as atividades dentro do próprio livro, que o livro é mágico por isso ele pode tirar e colocar as figuras e ao mesmo tempo aprender com isso. 

     Poderá também começar o trabalho com uma pequena história do livro mágico.
 Para trabalhar matemática por exemplo: o professor seleciona o material, em seguida pede ao aluno para colocar uma gravura que ele gosta, partindo dai ele (professor), vai inserindo os números, fazendo contagem, trabalhando quantidade,ordem e etc. Lembrando que cada aluno pedirá uma estratégia diferente. (Tudo dependerá do grau de dificuldade da criança.)


Obs: Penso que esse livro, ainda nos possibilita, a criar histórias para ser contada, no dia a dia da criança, estimulando a sua curiosidade.

   O livro estimula a interação, socialização  e a comunicação,tudo dependerá do trabalho do mediador.

          
        
  













7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucila,
    Muito legal o Livro Mágico! Realmente poderá ser uma ferramenta interessante para favorecer a interação, socialização e também o processo de comunicação do aluno com autismo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucila,

    Muitíssimo interessante o Livro Mágico! Possibilita trabalhar conteúdos variados de maneira a favorecer a comunicação e a interação. O livro pode ser utilizado com toda turma despertando o interesse, a curiosidade e a participação de todos os alunos nas aulas. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lucila, além do Recurso de Baixa Tecnologia que você apresentou ser bem interessantes, a forma didática como foi apresentado não deixa duvidas sobre a eficácia deste recurso utilizado no atendimento e inclusão de alunos com TEA na sala de aula e na vida.
    Realmente o Livro mágico poderá oferece uma serie de possibilidades e de estratégias com criança que demandam de interação e comunicação. Parabéns pela seleção!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Lucila parabéns pelo trabalho lindo , essa sugestão do livro mágico é muito útil.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lucila, muito interessante esse livro mágico, não conhecia. Realmente é muito interessante e com uma variedade enorme de exploração. Parabéns!
    Abçs
    Helena

    ResponderExcluir
  7. Lucila, parabéns pelo trabalho.
    Realmente, esse recursos facilitará a compreensão e a participação dos alunos com TEA nas atividades desenvolvidas em sala de aula.
    Att. Reginalva

    ResponderExcluir