sábado, 26 de outubro de 2013


                                                  
                   O  TANGRAM



O tangram é um quebra-cabeça Chinês formado por 7 peças, sendo 5 triângulos ,1 quadrado e 1 paralelogramo.Com essas peças  a criança pode  formar várias figuras,como animais, casas,barcos etc.O curioso do tangram é que é possível montar mais de 1700 figuras com apenas 7 peças.
   O tangram nasceu de uma lenda,(existem várias versões),porém a que conto para meus alunos antes de começar a trabalhar é a lenda chinesa.

                                    Conta a lenda que um imperador Chinês, pediu ao seu servo, para levar um espelho  a rainha de um outro povoado,porém o servo quebrou  o espelho no caminho em 7 pedaços, o servo com medo de voltar para contar, resolveu colar o espelho e colou em 7 pedaços que poderiam formar várias figuras.( fonte: pt.wikipedia.org/wiki/tangram)

                                     O trangram, estimula:  atenção, a concentração, o reconhecimento de cores e formas além da percepção visual.
                                      Com o tangram além de trabalhar apenas armando o quebra-cabeça, o professor pode estimular o aluno a criar histórias e fazer colagem passando o tangram para o papel.
                                    Quando trabalho com o tangram, eu gosto muito de explorar, tudo que posso com ele,desde armar o quebra-cabeça, a pedi que os meninos (a), tentem criar o seu próprio tangarm ,usando réguas geométricas para que eles possam desenhar as formas que tem no jogo.

                                Escolhi o tangram porque particularmente gosto muito de trabalhar com ele, pois vejo o quanto os alunos gostam e pedem para usar.


4 comentários:

  1. Olá Lucila!
    Muito interessante esse jogo! De acordo com os estudos e a sua exposição de possibilidades vejo que o trabalho com esse material é muito rico e ajudará o estudante com DI a realizar muitas aprendizagens, pois ele será desafiado de maneira lúdica a criar, contar e recontar, se expressando de acordo com o seu desejo, o que lhe permitirá mais autonomia, mais independência o que contribuindo também para a sua autoconfiança e motivação.
    Parabéns pela escolha!
    Ediana

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua sugestão, Lucila!
    O tangram possibilita um trabalho cognitivo de análise e síntese na criação de formas, além de favorecer no desenvolvimento da linguagem, pois através da explicação ou descrição do que foi feito o aluno mobilizará suas habilidades comunicativas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lucila,

    Incrível esta atividade. Eu gosto muito, inclusive pensei em postar, como você comentou comigo sobre sua preferência pelo TANGRAN, tive certeza que iria postar.

    Realmente, é um recurso que oferece inúmeras possibilidades de trabalhar a atenção, criação, memória, aprender conteúdos, etc. O TANGRAN dá codições para que o aluno dê sentido ao que está sendo aprendido. MARAVILHA!

    Ires

    ResponderExcluir
  4. A atividade está muito bem elaborada. Achei bem oportuna a sugestão do tangran para desenvolver as potencialidades de alunos com DI. Parabéns!
    Att.
    Reginalva

    ResponderExcluir