domingo, 4 de agosto de 2013

O PROFESSOR, A ESCOLA E A SALA DE RECURSOS


O professor na escola é uma referência para todos os alunos em todos os aspectos,porém quando estamos na SRM,essa referência fica ainda mais evidente,porque trabalhamos com crianças ditas "especiais".No decorrer do processo,aprendi o quanto nós somos necessários na escola e na vida dos nossos alunos,o quanto o nosso papel como educador SRM é importante  e quanto nós podemos ajudar na vida deles dentro e fora da unidade escolar,percebo que o nosso trabalho da uma segurança e uma vontade de ir em frente a cada dia.O nosso papel  como professor da SRM é primordial para essas crianças avançarem na escola regular,pois somos a ponte que eles atravessam buscando segurança do outro lado.Quando conhecemos o nosso aluno,sua família e sua história de vida,partimos para o Estudo de Caso,o nosso trabalho toma uma nova dimensão,pois é a partir desse estudo que passamos a organizar o nosso atendimento na SR,o Estudo de Caso é que nos da a base e nos aprofunda sobre o problema do nosso aluno, então partimos dali para organizar todo o processo de desenvolvimento dessa criança dentro da escola,traçamos metas para o bem estar dessa criança,buscamos o melhor método de trabalho que se adeque a ela,que estímulos serão possíveis a cada um e traçar caminhos que só vão beneficiar o aluno a cada dia,então o Estudo de Caso é de estrema importância para o desenvolvimento do nosso atendimento,pois para o trabalho da SR,acontecer precisamos da história desse aluno,precisamos trilhar caminhos,entender  por  que as coisas acontecem como elas acontecem e partindo de tudo isso,começamos a planejar.O plano é a nossa referência para o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno dentro da escola,partindo dele organizamos todo o nosso trabalho em sala.O plano esta casado com o estudo de caso,a partir do momento que nós tomamos ciência da deficiência desse aluno de como ele de fato está,começamos o nosso precioso trabalho.Quando organizamos o plano individual do aluno,nós estabelecemos no decorrer do processo todo o nosso trabalho,passo  a passo a ser desenvolvido por ele.Esse plano nos permite a flexibilidade,pois podemos  refazê-lo caso alguma etapa não tenha surgido o efeito desejado.Vejo que o plano é de fundamental importância no trabalho na SR,ele é a base do nosso processo com a criança,(penso que não só na SR, mas na sala regular também),que não devemos improvisar quando nós tratamos de lidar com a vida das pessoas.Quando nós organizamos um plano,fazemos toda a diferença no trabalho,por que o mesmo tem relação com o histórico do aluno traçado lá na frente no estudo de caso,não é  uma coisa aleatória.É a partir dele que nós professores saberemos  se o que foi colocado é ou não  compatível com a realidade desse aluno.O plano contribui para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno a partir do momento em que é traçado todo um caminho,desde o objetivo até a sua maneira de avaliar o que deu e não deu certo.Se a cada atendimento o professor observar o que deu certo e o que precisa melhorar,ele refaz o plano, isso refletirá no desenvolvimento da aprendizagem desse aluno.

Entendo que o Estudo de Caso,o Plano  Individual a Rotina Diária e o compromisso do professor na Sala de Recursos juntos, fazem a diferença na escola e na vida de uma criança com deficiência .

8 comentários:

  1. Olá Lucila,
    Seu texto deixa claro como o Atendimento Educacional Especializado é singular, o estudo de caso é essencial para trabalharmos com o aluno o que ele realmente precisa. Meu desejo que que possamos fazer valer realmente a prática de Inclusão na escola!
    Abraços,
    Márcia

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  2. Olá Lucila,

    Gostei da forma simples, porém comprometida, com que você fala sobre o papel do professor do AEE. Concordo com tudo que você escreveu sobre a importância do plano individual e do estudo de caso, mas gostaria de registrar que, na minha concepção, o compromisso está acima de tudo sem ele o professor poderá fazer um estudo de caso aprofundado, um plano lindo, mas não valerão de nada.

    Abraços!

    Vera

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  3. Pois é Lucila, concordo com você quando diz que o professor do AEE se torna uma referencia para o aluno na escola, com maior proporção do que o da sala de aula comum. Durante a realização deste trabalho tive a oportunidade de observar o aluno, objeto de estudo do meu grupo e pude perceber o quanto a professora da sala de Recursos é importante para ele.
    Realmente ela é referência não só para o aluno, mas para toda a escola e a família dele. Eu não tenho ainda esta experiência da SRM, mas, fiquei refletindo sobre esta questão e concluir que, isso deve ser revertido em compromisso da professora com os alunos e suas famílias principalmente, mas também com a escola e com uma causa bem mais ampla, a inclusão.

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  4. Isso mesmo Lucila, o professor de AEE possui uma grande responsabilidade no desenvolvimento dos alunos com deficiência, transtorno e altas habilidades, pois ao realizarmos o estudo de caso estaremos conhecendo esse aluno, descobrindo suas potencialidades e dificuldades, deixando assim de ser uma relação impessoal para uma relação interpessoal com o objetivo de buscar a melhor forma de desenvolver esse aluno.

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  5. Obrigada colegas,por ter lido e gostado do que escrevi,é realmente o que acredito.

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  6. Obrigada colegas,por ter lido e gostado do que escrevi,é realmente o que acredito.

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  7. Lucila, de tudo que lemos, muito foi esclarecido quanto as etapas da metodologia estudo de caso através da resolução de problemas, bem como os passos para elaboração do Plano de AEE. Parabenizo pela clareza e simplicidade das afirmativas!!!!!
    Bjos,
    Reginalva

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