O professor na escola é uma referência para
todos os alunos em todos os aspectos,porém quando estamos na SRM,essa
referência fica ainda mais evidente,porque trabalhamos com crianças ditas
"especiais".No decorrer do processo,aprendi o quanto nós somos
necessários na escola e na vida dos nossos alunos,o quanto o nosso papel como
educador SRM é importante e quanto nós
podemos ajudar na vida deles dentro e fora da unidade escolar,percebo que o
nosso trabalho da uma segurança e uma vontade de ir em frente a cada dia.O
nosso papel como professor da SRM é
primordial para essas crianças avançarem na escola regular,pois somos a ponte
que eles atravessam buscando segurança do outro lado.Quando conhecemos o nosso
aluno,sua família e sua história de vida,partimos para o Estudo de Caso,o nosso
trabalho toma uma nova dimensão,pois é a partir desse estudo que passamos a
organizar o nosso atendimento na SR,o Estudo de Caso é que nos da a base e nos
aprofunda sobre o problema do nosso aluno, então partimos dali para organizar
todo o processo de desenvolvimento dessa criança dentro da escola,traçamos
metas para o bem estar dessa criança,buscamos o melhor método de trabalho que
se adeque a ela,que estímulos serão possíveis a cada um e traçar caminhos que
só vão beneficiar o aluno a cada dia,então o Estudo de Caso é de estrema
importância para o desenvolvimento do nosso atendimento,pois para o trabalho da
SR,acontecer precisamos da história desse aluno,precisamos trilhar
caminhos,entender por que as coisas acontecem como elas acontecem e
partindo de tudo isso,começamos a planejar.O plano é a nossa referência para o
processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno dentro da escola,partindo
dele organizamos todo o nosso trabalho em sala.O plano esta casado com o estudo
de caso,a partir do momento que nós tomamos ciência da deficiência desse aluno
de como ele de fato está,começamos o nosso precioso trabalho.Quando organizamos
o plano individual do aluno,nós estabelecemos no decorrer do processo todo o
nosso trabalho,passo a passo a ser
desenvolvido por ele.Esse plano nos permite a flexibilidade,pois podemos refazê-lo caso alguma etapa não tenha surgido
o efeito desejado.Vejo que o plano é de fundamental importância no trabalho na
SR,ele é a base do nosso processo com a criança,(penso que não só na SR, mas na
sala regular também),que não devemos improvisar quando nós tratamos de lidar
com a vida das pessoas.Quando nós organizamos um plano,fazemos toda a diferença
no trabalho,por que o mesmo tem relação com o histórico do aluno traçado lá na
frente no estudo de caso,não é uma coisa
aleatória.É a partir dele que nós professores saberemos se o que foi colocado é ou não compatível com a realidade desse aluno.O
plano contribui para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno a partir do
momento em que é traçado todo um caminho,desde o objetivo até a sua maneira de
avaliar o que deu e não deu certo.Se a cada atendimento o professor observar o
que deu certo e o que precisa melhorar,ele refaz o plano, isso refletirá no
desenvolvimento da aprendizagem desse aluno.
Entendo que o Estudo de
Caso,o Plano Individual a Rotina Diária
e o compromisso do professor na Sala de Recursos juntos, fazem a diferença na
escola e na vida de uma criança com deficiência .
AEE_Fechamento_Lucila
ResponderExcluirOlá Lucila,
ResponderExcluirSeu texto deixa claro como o Atendimento Educacional Especializado é singular, o estudo de caso é essencial para trabalharmos com o aluno o que ele realmente precisa. Meu desejo que que possamos fazer valer realmente a prática de Inclusão na escola!
Abraços,
Márcia
Olá Lucila,
ResponderExcluirGostei da forma simples, porém comprometida, com que você fala sobre o papel do professor do AEE. Concordo com tudo que você escreveu sobre a importância do plano individual e do estudo de caso, mas gostaria de registrar que, na minha concepção, o compromisso está acima de tudo sem ele o professor poderá fazer um estudo de caso aprofundado, um plano lindo, mas não valerão de nada.
Abraços!
Vera
Pois é Lucila, concordo com você quando diz que o professor do AEE se torna uma referencia para o aluno na escola, com maior proporção do que o da sala de aula comum. Durante a realização deste trabalho tive a oportunidade de observar o aluno, objeto de estudo do meu grupo e pude perceber o quanto a professora da sala de Recursos é importante para ele.
ResponderExcluirRealmente ela é referência não só para o aluno, mas para toda a escola e a família dele. Eu não tenho ainda esta experiência da SRM, mas, fiquei refletindo sobre esta questão e concluir que, isso deve ser revertido em compromisso da professora com os alunos e suas famílias principalmente, mas também com a escola e com uma causa bem mais ampla, a inclusão.
Isso mesmo Lucila, o professor de AEE possui uma grande responsabilidade no desenvolvimento dos alunos com deficiência, transtorno e altas habilidades, pois ao realizarmos o estudo de caso estaremos conhecendo esse aluno, descobrindo suas potencialidades e dificuldades, deixando assim de ser uma relação impessoal para uma relação interpessoal com o objetivo de buscar a melhor forma de desenvolver esse aluno.
ResponderExcluirObrigada colegas,por ter lido e gostado do que escrevi,é realmente o que acredito.
ResponderExcluirObrigada colegas,por ter lido e gostado do que escrevi,é realmente o que acredito.
ResponderExcluirLucila, de tudo que lemos, muito foi esclarecido quanto as etapas da metodologia estudo de caso através da resolução de problemas, bem como os passos para elaboração do Plano de AEE. Parabenizo pela clareza e simplicidade das afirmativas!!!!!
ResponderExcluirBjos,
Reginalva