sábado, 12 de julho de 2014
A relação do texto de Ítalo Calvino ( " O modelo dos modelos") e o AEE
Para analisar o texto, abrirei uma pequena aspa, para definir a palavra "modelo."
Entende-se por modelo, algo que servirá de imitação.( Modelo, padrão, paradigma.)
O texto de Ítalo Calvino, tráz um personagem que ( seu Palomar) um homem, que busca um modelo subjetivo, um modelo mental.
O autor coloca através do personagem a sua necessidade de passar por etapas para chegar ao modelo desejado. Porém nesse percurso o seu Palomar se depara com a natureza humana, onde "igual", "perfeito" não existe, onde as singularidades, particularidades aparecem e se diferenciam. Quando reportamos para o AEE (Atendimento Educacional Especializado), percebemos que modelar não surgirá efeito, pois assim como o personagem do texto, nos deparamos com seres humanos de naturezas singulares e particulares, logo será preciso avaliar cada caso, cada individuo, mesmo quando suas deficiências são consideradas "iguais". Ainda assim voltando ao texto seu Palomar ainda faz uma nova tentativa, embora agora tenha tomado consciência de que existe essa tal natureza humana, mas resta ainda uma tentativa de se ter "vários modelos ,transformáveis uns nos outros, segundo o procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço."
Quando se trata de AEE, os "modelos" nos servirá apenas como exemplo, capaz de nos fazer perceber que caminhos devemos tomar para cada caso apresentado e não como um modelo para imitação, único. Porém modelos sim, mas que não precisem ser transformáveis uns nos outros, mas que se diferencie dando ao professor do AEE capacidade de escolhas para cada situação apresentada. A final cada caso é um caso a ser analisado e trabalhado.
Créditos da definição: site: www.dicio.com.br/modelo.
site: www.dicionárioinformal.com.br/modelo.
Assinar:
Postagens (Atom)